Home A Paintugal Associa-te Núcleos Parceiros Galeria Censos Notícias INSCRIÇÕES  
alt text

Autor Tópico: Rescaldo do 1º Evento M-Platoon 2013  (Lida 2567 vezes)

Offline Tern

  • Moderator
  • Trata por tu os árbitros
  • *****
  • Mensagens: 239
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Rescaldo do 1º Evento M-Platoon 2013
« em: Fevereiro 03, 2013, 01:58:56 pm »
Boas,


Obrigado a todos os jogadores e "paparazis" que vieram a este evento. Por pouco não duplicamos o número máximo de participantes neste tipo de eventos.
Obrigado também aos que me ajudaram a preparar este evento, não só aos elementos SPOT como a mais algumas pessoas muito habituadas a estas andanças....
Obrigado à Associação por ter cedido  material para a realização do Evento.
Espero que o evento tenha sido do vosso agrado e que tudo ou quase tudo tenha corrido pelo melhor.
Espero também que tenham gostado do local que escolhemos para o evento.
Tive pena de não ver algumas caras do norte por aqui, mais oportunidades virão. Abraço para esse pessoal!
Gostei também de ver caras, seja por que motivo for, como jogadores ou não, que não via à algum tempo.

Passando ao rescaldo em si.
Á sempre coisas a melhorar, seja da organização, seja do jogo em si, seja inclusivé das novas regras deste ano para o M-Platoon ou ainda de qualquer outro assunto que achem relacionado e que para voçes seja importante.
Mais que outra coisa é esse tido de feeback que procuramos, o que correu mal, o que não gostaram, o que podia ter corrido melhor, as dificuldades que encontraram e claro se alguma coisa vos surprendeu no bom sentido.....

Quanto ao jogo tentei ao máximo através dos objectivos, linhas de tempo etc que este não estagnasse em determinados pontos.... e na minha opinião nem tudo funcionou como previsto. Mas sou da opinião que quando em jogo, os jogadores tiveram sempre alguma coisa por que lutar ou tentar fazer....pouco ou nenhum tempo tiveram sem fazer nada. Relembro principalmente para os que nunca jogaram Mil-Sim ou não estão informados desta vertente que estar a guardar um objectivo importante para o inimigo , não é estar sem fazer nada......mesmo que o inimigo nunca apareça, seja por que tempo for.

Na minha opinião a parte que correu menos bem foram, algumas interpretações das regras em relação ao médicos.
Não vou entrar em pormenores, algumas foram inclusivé faladas antes de jogo com algumas observações e questões muito pertinentes.
O que posso dizer sobre isto é que ainda antes do próximo jogo de M-platoon, vamos (grupo de discussão do M-platoon) reformular esta parte de modo a que não hajam dúvidas. Como já referi anteriormente todas as ideias ou alterações são bem vindas.

Ainda estamos todos a habituar-nos a uma serie de novas regras e procedimentos de jogo. Eu próprio noto isso na minha pessoa.
Temos de dar tempo aos jogadores de as interiorizar e enraizar.
Os jogadores mais exprientes  tem a obrigação moral de ajudar e dar"o toque" aos novos jogadores (neste evento foram bastantes), facilitando assim a sua aprendizagem e enraizamento das regras e procedimentos.
É também dever de quem começa a jogar dar uma boa vista de olhos ás mesmas regras e colocar  nos locais apropriados dúvidas sobre elas se as tiver.
É aconselhável a  todos participantes de um evento M-Platoon ter uma noção do campo e do jogo que vamos enfrentar. Vão ver que o vosso desempenho e participação activa vai melhorar bastante durante o jogo em si.


Termino relembrando não como critica aos jogadores presentes mas como aviso para os que nunca jogaram esta vertente que valores como HONRA, INTEGRIDADE, RESPEITO E HONESTIDADE são das coisas mais importantes  nos jogos deste tipo.

Ficamos é espera do vosso feedback aqui ou doutra qualquer maneira.
Mais uma vez obrigado por terem vindo e até ao próximo.


« Última modificação: Fevereiro 03, 2013, 02:16:20 pm por Tern »
"HONOR AND PAINT"
 TROLLS-WOODSBALL-Special Paintball Operations Team

Mauro Dias - "TERN"

Offline c.rodrigues

  • Ainda não sabe apontar
  • Mensagens: 4
  • Karma: +0/-0
Re: Rescaldo do 1º Evento M-Platoon 2013
« Responder #1 em: Fevereiro 03, 2013, 06:20:54 pm »
Bom dia a todos,

Fiz a minha estreia nos M-Platoons e gostei bastante do que vi.
Não vou opinar sobre estratégias, objectivos, vitórias ou derrotas porque, para ser franco, só vim aqui para me divertir um pouco e experimentar o Paintball Milsim.

Vou deixar a minha opinião sobre médicos pois fiz o papel de um e realmente, tal como disse o Tern, eu também acho que aqui nem tudo funcionou bem.

Num jogo com reentradas a cada 30 min havia alguns medpacks que eram demasiado penalizantes para serem úteis, tudo o que obrigasse o ferido a ser acompanhado à base iria retirar 2 jogadores (ferido + acompanhante) de jogo durante pelo menos 10 -15 min.

Houve situações em que eu cheguei ao pé de um ferido e, após tirar um desses medpacks, tive como resposta "deixa lá, mais vale eu ir já para a base e entro daqui a 8 min".
E sim, penso que estava a cumprir as regras. Segundo o que li após um jogador ser atingido pode ficar até 10 min, sem se mexer da posição onde foi atingido, à espera que um médico apareça. Não obrigatoriamente 10 min e só depois voltar à base.
Agora se no briefing houve informações diferentes aí falhei, não dei por elas mesmo, culpa minha. E provavelmente não fui o único.

Compreendo que a ideia seja de simular uma situação em que salvar a vida de um soldado seja a prioridade mas, sendo mais realistas, por vezes é muito menos penalizante para os dois envolvidos declarar o ferido pintado-de-mais-para-ser-salvo e seguir com o jogo. E a ideia do personagem médico é facilitar a vida aos feridos, não complicar.

Os medpacks de 1 min, 3 min eram muito bons, os de 10 min já davam que pensar, os de 3+base+3 se fossem longe da hora de reentrada pronto-está-bem, os de 5+base+5 seriam bons num jogo com reentradas de hora em hora, aqui deram origem ao "deixa lá".
Se calhar uns medpacks de 5 ou 6 min em vez dos 5+base+5 teriam sido mais apropriados neste jogo.

De resto gostei bastante da personagem de médico e também acho que o formato medpack está bem conseguido, só tem é de ser mais adequado aos tempos do jogo.

Bem, esta é a minha opinião de estreante e curandeiro.

Quanto à minha opinião global gostei muito, desde as missões ao campo de jogo, passando pelos reféns amedrontados, as bombas artesanais e não esquecendo as bifanas (pronto, talvez um pouco de tinta a mais, nunca tive de pensar em poupar). Gostei!

Parabéns a toda a equipe que pensou e executou este evento!

Abraço a todos.

Offline halvespt

  • Ainda não sabe apontar
  • Mensagens: 8
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re: Rescaldo do 1º Evento M-Platoon 2013
« Responder #2 em: Fevereiro 04, 2013, 05:40:59 pm »
Boa tarde.

Sou um jogador viciado no paintball na versão milsim.
As palavras citadas:''HONRA, INTEGRIDADE, RESPEITO E HONESTIDADE '' são as melhores para caracterizar este tipo de jogo.

Eu acho que as regras estavam claras, mas como o português é complicado...

...

Houve situações em que eu cheguei ao pé de um ferido e, após tirar um desses medpacks, tive como resposta "deixa lá, mais vale eu ir já para a base e entro daqui a 8 min".
E sim, penso que estava a cumprir as regras. Segundo o que li após um jogador ser atingido pode ficar até 10 min, sem se mexer da posição onde foi atingido, à espera que um médico apareça. Não obrigatoriamente 10 min e só depois voltar à base.
Agora se no briefing houve informações diferentes aí falhei, não dei por elas mesmo, culpa minha. E provavelmente não fui o único.

...

A realidade é que se alguém for atingido, o jogador tem que ficar no CHÃO, ou SENTADO, sem estorvar o resto do jogo! O  jogador tem 10 min para  ''BERRAR'' pelo médico. Se o médico viu/ouviu o jogador a ser atingido, ele tem até 10 minutos para se dirigir a ele...
Se o medico vir o gajo a ser atingido, demorar 1 minuto a chegar a beira dele, e sair-lhe o papel de 3 minutos, o jogador atingido está em jogo em 4 minutos certo! Mas se sair outro papel tem que se aguentar a bom-boca! Se o medico não aparecer , o jogador atingido espera os 10min, vai até a base e espera pela hora de respond. As coisas não são para complicar! Assim como o numero de med packs era limitado. A decisão de o medico ir ao encontro do jogador ou é do medico e da equipa que o acompanha (se não tiver só). O recurso humano é mais importante que o armamento que ele equipa. E é isso que acontece em teatro de guerra.

A cenas dos códigos e das bombas(o alarme nelas colocado foi uma ideia fenomenal) para mim foi muito bem conseguida, assim como os reféns!

Considero que (já tinha dito isso no inicio e final do jogo) havia demasiada bola. Passo a citar o que disse no facebook:''Eu só digo isto porque gostava de ver, um soldado a carregar 250 munições em carregadores! Afinal estamos a falar de mil sim!'' e isto foi multiplicado por 3...

Todos os M-platoons servem para melhorar a experiência! Por isso não acho que tenha corrido mal...
Foi um bom dia de divertimento, venha o próximo!

Offline Matrakas

  • " Vive e deixa viver, e sobretudo, não chateis..."
  • Já consegue que os outros o sigam
  • **
  • Mensagens: 45
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • " Work Hard, Play Hard "
Re: Rescaldo do 1º Evento M-Platoon 2013
« Responder #3 em: Fevereiro 05, 2013, 09:55:42 pm »
Boas Pessoal

Como prometido, aqui vai o Link com as Fotos que tirei no M-Platoon organizado pelos SPOT. Não tive tempo de retocar as Fotos, porque são muitas, portanto vão todas Virgens. Saliento que não reduzi a qualidade das Fotos, portanto preparem-se para tirar cerca de 1 Giga em Fotos.

https://www.dropbox.com/s/3q17isxomyqo434/M_Platoon_Spot_Muxito_By%20Matrakas.rar

 Queria dar os Parabéns aos SPOT, pela excelente organização que apresentaram neste Evento. Foi bom reencontrar grandes Amigos, após quase um ano em Standby.

Quanto ao Jogo, assisti a muitas coisas mas deixo para os especialistas de MILSIM analisarem, porque é uma vertente do Paintbal que ainda estou a descobrir.

Queria oferecer estas Fotos à PAINTUGAL e a todos os participantes deste Evento, esperando que façam um bom uso delas.

Um Grande Abraço

Matrakas




Offline Cloud

  • Líderes de Equipas de Paintball
  • Acorda de noite para ir "postar"
  • *
  • Mensagens: 10511
  • Karma: +28/-0
  • Sexo: Masculino
  • Mais Fairplay
Re: Rescaldo do 1º Evento M-Platoon 2013
« Responder #4 em: Fevereiro 09, 2013, 02:36:21 pm »
óptimo evento, bem preparado, bom espaço, sem dúvida um bom convívio entre a malta! alguns deles não os via me campo há meses :D

Quanto ao jogo em si, disse ao tern o que achei no que diz respeito ao espírito Milsim que se quer num tipo de jogo desta vertente! Menos bola sem dúvida, mas um amen a tudo o que foi tentado e produzido pelos spot! muita coisa nova, engraçada e útil!

O facto de cada equipa ser responsável pela organização de cada evento Milsim, traz nova luz e ideias, e no final do ano afinamos para o seguinte!

Obrigado a todos os presentes por abrirem 2013 para o Milsim na Paintugal!



 

alt text