Home A Paintugal Associa-te Núcleos Parceiros Galeria Censos Notícias INSCRIÇÕES  
alt text

Autor Tópico: ESTRATÈGIA??? Qual estratégia? Havia estratégia?  (Lida 3684 vezes)

Offline ZIGURATE

  • A força é tanta que enche a botija com a boca
  • ****
  • Mensagens: 128
  • Karma: +0/-0
ESTRATÈGIA??? Qual estratégia? Havia estratégia?
« em: Setembro 25, 2007, 08:36:01 pm »
As peças do Puzzle


Ao olhar para o mapa  a primeira coisa que me saltou á vista foi a localização dos dois hospitais e a longa marcha (550 metros) que qualquer jogador alemão teria de fazer desde o hospital até Bastogne. Um percurso de ida e volta significa 20 a 25 minutos a andar. Entretanto, com o hospital de campanha a 150 metros, a reposição de baixas dos americanos seria muito mais rápida. Por isso, o meu primeiro objectivo é atrasar ao máximo a viagem de regresso dos jogadores alemães. Se o tempo médio de viagem passar para os 35- 40 minutos então o numero de jogadores em contacto diminuirá e não terão força suficiente para tomar Bastogne ou as outras cidades.

Questão nº 1: Como atrasar grupos de jogadores que regressam?
Resposta: Já todos vimos esta situação: De repente aparece um gajo vindo não se sabe de onde, dá uns tiros e o grupo que ia para um sitio fazer uma coisa, reage aos tiros e começa a caçar o jogador isolado. É uma tentação demasiado forte para resistir, para quem veio ao jogo para mandar uns balázios. É essa a solução.

Dado que Champs está um pouco desviada do eixo principal do jogo, pareceu-me uma boa base para colocar ai um Regimento que, para alem de a defender, enviasse grupos de 2-3 jogadores emboscar alemães que regressem do hospital.

Questão nº 2: Como é que impedimos que eles nos façam o mesmo?
Resposta: Colocando, a defender o terreno entre o hospital de campanha e Bastogne, o BIRec. Para alem disso também têm a missão de motivar e dirigir os nossos que saiam do hospital, por forma a voltarem á “sua” cidade o mais depressa possível e continuarem focados nos objectivos do jogo, para evitar as tradicionais dispersões e abandonos de jogo.

Depois lembrei-me também que uma das formas mais eficazes de defesa é fazer um contra-ataque a partir da retaguarda dos atacantes. Para alem das baixas que isto causa, só a confusão e o facto de se ter de lidar com um grupo de defensores (mesmo que pequeno...) que apareceu numa direcção inesperada, é o suficiente para fazer parar o ataque e uma vez parado é muito complicado voltar a faze-lo andar, especialmente se ainda estiverem sob fogo adversário.

Por isso cada Regimento seria dividido em 2 elementos: Um de guarnição, outro de manobra. Este ultimo elemento não deveria passar os 10 jogadores e teria como missão estar fora do perímetro da sua cidade, desviar-se do eixo de ataques, deixa-los iniciarem-se e depois contactar os atacantes por detrás ou de flanco. Para alem disso, serão usados logo no inicio do jogo para ocupar temporariamente algumas posições chave que permitem determinar onde será o ponto de maior esforço dos alemães.

Isto implicava a existência de 2 comandantes e outros tantos médicos por Regimento, de modo a que, a cada momento, cada elemento tenha um comandante e um médico. Também implicava que cada Regimento tivesse um núcleo duro de 2 equipas ou grupos já com experiência, um para constituir o elemento de manobra o outro para coordenar o elemento de guarnição e enquadrar jogadores mais inexperiente.

Já fazer ataques com jogadores que aqui estão pela primeira vez é uma coisa mais complicada e muito facilmente o controle e coesão do grupo atacante perde-se, especialmente se o adversário fizer por isso. Mais do que eleminá-los, o nosso objectivo é parar e dispersar grupos inimigos. É que o tempo conta a nosso favor e a cada meia hora, pontuamos pela posse de cidades.



Os Contributos

Passo agora a palavra ao Alex que elaborou o plano e organização do seu Regimento, dentro da linhas mestras que lhe foram apresentadas. O documento que se segue é fruto de uma semana de troca de mails e de algumas reuniões efectuadas por ele com outros jogadores do Porto. Não posso deixar de as apresentar aqui, como exemplo de um bom “trabalho de casa” que facilita muito as coisas no dia do jogo.
Obrigado Alex!   

“Caríssimo General Zigurate,
Depois dos últimos dias a pensar em qual das dezenas de ideias que me surgiam seria a melhor, ficou finalmente decidido depois da "reunião" ontem, como combinado, com o Grupo Nelson Pinto, que são também amigos próximos do Grupo João Lobão (todos aqui do Porto), e de várias trocas de ideias com o pessoal da minha equipa.
Estes tais de Grupo João Lobão, são os Mega Paintman, donos de uma empresa de Paintball, muito experientes e organizados e vão ser uma mais valia para a concretização da "guideline" que fiz para Champs.

Envio em anexo o Excel com parte dos nossos planos (atenção que tem Sheet 1, 2 e 3).

Fiz isso pensando principalmente no divertimento, pois tentei evitar que tivesse o mesmo grupo que ficar parado à espera a defender o jogo todo, ou que outro fosse para o mato e se perdesse e nunca mais voltasse, e mantive as equipas juntas.
Alem disso pensei basicamente em ter as coisas minimamente estipuladas para que o pessoal não deserta-se da cidade e se sintam a jogar dentro do mesmo grupo apesar de diferentes missões, mas ao mesmo tempo flexibilidade suficiente para capacidade de resposta ao que surgir.

Tive também uma ideia que aproveito para pedir já a tua aprovação antes de espalhar mais isto:
-> As cidades só pontuam até aos 150minutos, altura em que é entregue o ultimo cartão, todos os comandantes de todas as cidades, podiam mandar TODA a gente para Bastogne entre os 150-180 minutos, assim acabaríamos gloriosamente com 190 jogadores em Bastogne à espera daqueles 500 pontos finais!!! Seria a loucura acabar assim :) Que achas?

Portanto, agora vê o Excel e depois acaba de ler o mail =)

Depois de veres o Excel:
-> O jogo está prestes a começar, estamos todos em Champs, discursos feitos, toda a gente está enquadrada e sabe o que vai fazer, cerca de 5 Scouts com rádio estão preparados para acelerar até às proximidades do Hospital para recolher informação sobre a direcção da ofensiva alemã. Entretanto a Secção 5 dirige-se para a estrada onde monta emboscada. Ainda ficamos com 5 equipas na cidade, 2 não saem de lá, 3 vão ser mobilizadas contra o ataque inicial.
-> Recebemos a informação dos Scouts... o General é informado e as ordens são dadas da seguinte forma:
*Se eles se espalharem e uma das partes vier contra nós, as 3 equipas montam emboscadas numa estrada que parece haver a sul de Champs ou onde o terreno for propício a isso (ver mapa anexo que fizemos com o Google Earth), a da estrada pode continuar a vigiar a estrada e será chamada se for necessário.
*Se eles forem todos por este... mandamos 2 ou 3 equipas de assalto para ajudar Nefe, flanqueando os atacantes.
*Se forem todos directos para Bastogne... Mandamos as 3 equipas de assalto para uma zona próxima da secção 5 para os emboscar.
*No caso de eles virem todos por Oeste (Champs), mandamos as 3 equipas de assalto montar emboscadas e atrasa-los o máximo possível, indo recuando quando necessário, entretanto mandamos voltar a secção 5 à cidade e montamos emboscadas com as 3 equipas da cidade, e esperamos por reforços :)


 


Juntando as peças


Regimento 502 – Champs

 -  Procede acordo com plano próprio. Defende Champs e monta emboscadas na estrada.

Batalhão 327 - Nefe
-   Psycho/Trolls corre para A2 e ataca violentamente qualquer inimigo que ai estiver. Conta com 2 Engenheiros para o caso de tropeçar numa V2, apesar de esta não ser a sua principal missão. Gasta 2 vidas e vai para o hospital. Depois entra e vai para Nefe e a partir dai irá atacar grupos inimigos ao longo do caminho A2, B2, C2, D2, em caça livre.
-   Restantes grupos defendem Nefe.
-   Quando o adversário se concentrar em Foy, Nefe contribuirá com grupos de combate para reforçar o ataque ás linhas de comunicação.

Regimento 501 – Marvie
-   G8 vai patrulhar D2 e D3
-   Restantes grupos defendem Marvie
-   Este regimento é a base da nossa reserva e pode ser chamado a contribuir com reforços substanciais para a linha da frente.

Regimento 506 – Bastogne/Foy
-   Defender Bastogne até á morte. (Deles, claro!)
-   Contribui com um grupo de 10 – 15 jogadores para defender Foy (Diestre e 5 BI?)
-   BI Rec vai jogar fora das cidade, primeiro apoiando Foy, depois apoiando Bastogne, com especial atenção á defesa de F4 e F3 ( a nossa linha de comunicação) Conta com um médico.
-   Em Foy não haverá nenhum médico para facilitar a sua queda. Depois da queda de Foy  os seus defensores reagrupam-se em Bastogne
-   Em Bastogne estarão 3 médico
« Última modificação: Setembro 25, 2007, 08:52:12 pm por ZIGURATE »

I love the smell of paint in the morning... It smells like... Victory.

Offline Cloud

  • Líderes de Equipas de Paintball
  • Acorda de noite para ir "postar"
  • *
  • Mensagens: 10511
  • Karma: +28/-0
  • Sexo: Masculino
  • Mais Fairplay
Re: ESTRATÈGIA??? Qual estratégia? Havia estratégia?
« Responder #1 em: Setembro 25, 2007, 08:46:01 pm »
fantástico! pena não poder ter jogado mas a malta ficou muito bem preparada.



Offline ZIGURATE

  • A força é tanta que enche a botija com a boca
  • ****
  • Mensagens: 128
  • Karma: +0/-0
Re: ESTRATÈGIA??? Qual estratégia? Havia estratégia?
« Responder #2 em: Setembro 25, 2007, 08:51:06 pm »
Resumindo:

A Estratégia era atrasar  e dispersar grupos de combate e atrasar a reposição de baixas alemãs

Os meios para isso eram as guarnições que aguentavam as cidades donde saiam grupos de 3 a 10 jogadores para causarem a tal dispersaão e atraso. Para concentrar meios, Foy seria abandonada depois de ser perdida da primeira vez, e tambem para funcionar como chamariz aos alemães.

Depois para coordenar estas peças todas criei uma unidade de HQ (eu e a minha mamorada) que andaria por todo o lado a ver como param as modas, a dizer como corriam as coisas nos outros sitios e para potenciar opurtunidades que surgissem.

Como dizia o Napoleão: "Ataca-se e depois logo se vé"

I love the smell of paint in the morning... It smells like... Victory.

Offline Sargento

  • Se rastejares como falas...
  • ***
  • Mensagens: 563
  • Karma: +5/-0
Re: ESTRATÈGIA??? Qual estratégia? Havia estratégia?
« Responder #3 em: Setembro 25, 2007, 08:59:48 pm »
vou deixar o meu general falar acerca da nossa tactica (alemães) mas olhando para isto tudo a uma terça-feira depois de um duro dia de trabalho a aturar gajas que dizem que o o exel faz mal as contas  :evil:

tenho quase lágrimas nos olhos a pensar que só para o ano poderemos repetir este grande evento

obrigado aos DOIS grupos que planearam as estratégias e dedicaram tanto tempo da sua vida pessoal
Grifo AKA Sargento




Offline Alex

  • [GJLP]
  • Trata por tu os árbitros
  • *****
  • Mensagens: 387
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
Re: ESTRATÈGIA??? Qual estratégia? Havia estratégia?
« Responder #4 em: Setembro 25, 2007, 09:27:57 pm »
 :mrgreen:
O meu mail!  :-D
Já agora deixo o Excel de que ai falo: http://www.glamdring.se/files/ei03116.2007.09.25.22.24.28.xls

Foi um enorme prazer trabalhar com este grande General e com os outros comandantes e jogadores!!! Ainda bem que estava de férias na semana passada, se não estivesse ia ser uma semana mt má para o trabalho e estudos... só pensava nisto  :mrgreen:

QUERO OUTRO!!!

Offline JRambo

  • Tem uma tatoo a dizer "I love Paintugal"
  • ****
  • Mensagens: 946
  • Karma: +13/-1
  • Sexo: Masculino
Re: ESTRATÈGIA??? Qual estratégia? Havia estratégia?
« Responder #5 em: Setembro 25, 2007, 10:01:25 pm »
Lindo!
DM5


JRambo aka Nabo
"A culpa é do Nabo"

Offline Vieira

  • Trata por tu os árbitros
  • *****
  • Mensagens: 221
  • Karma: +3/-2
  • Sexo: Masculino
  • V for Vieira
Re: ESTRATÈGIA??? Qual estratégia? Havia estratégia?
« Responder #6 em: Setembro 26, 2007, 04:28:53 pm »
General Zigurate eu te saúdo! Será sempre um honra servir sob o teu comando! :mrgreen:

Offline Giedi Prime

  • A força é tanta que enche a botija com a boca
  • ****
  • Mensagens: 102
  • Karma: +3/-0
  • Sexo: Masculino
  • Power Overwhlming
Re: ESTRATÈGIA??? Qual estratégia? Havia estratégia?
« Responder #7 em: Outubro 11, 2007, 04:17:57 pm »
A estrategia dos aliados estava, na minha opinião, mais adequada à realidade do jogo - PAINTBALL. O confronto é entre jogadores de paintball e não entre divisões de artilharia, baionetas, lança-chamas, etc. E contou com detalhes deliciosos como prever como jogadores menos experientes não resistem a caçar membros isolados acabando por esquecer o objectivo maior e mais urgente.

A estrategia Alemã era mais solida mas menos adequada, era mais adequada a tropas profissionais com hierarquias de comando fixas e inabalaveis.

Os meus mais sinceros parabens caro Zigurate.
Annihilate, Destroy, Obliterate, Eradicate!!!

 

alt text