Home A Paintugal Associa-te Núcleos Parceiros Galeria Censos Notícias INSCRIÇÕES  
alt text

Autor Tópico: Batalha das Ardenas - 22&23/09/2007 - PONTUAÇÕES  (Lida 15465 vezes)

Offline FRoiDS

• Já consegue que os outros o sigam
  • **
Re: Batalha das Ardenas - 22&23/09/2007 - PONTUAÇÕES
« Responder #30 em: Setembro 26, 2007, 11:59:27 am »
Boas novamente!

Depois de ler todos estes rescaldos fiquei c a ideia de q todos falam dos arbitros, de maneira geral, de forma negativa, com um ou outro ponto positivo.  :shock:
Pois eu venho aqui deixar bem claro o meu apreço pelo seu trabalho, vontade, e espirito de sacrificio!
Como ja alguem disse tb. 15 arbitros sao pouquissimos p tanta gente, tinham as suas missoes p controlar e ainda assim vim alguns correrem como desalmados, estarem em linhas de fogo "impossiveis" e fazer de tudo p manter tanta adrenalina na ordem possivel...  :???:
Eu chekei-me voluntariamente, pedi checks (q foram prontamente satisfeitos), fui chekado "á força" dentro de um bunker, n me fizeram chrony e tb tive algumas respostas mais "tontas e despropositadas"....
Mas q raio?! Tudo bem!!! Fazer menos bem é humano e tda aquela gente tb tinha mta adrenalina a correr nas veias e mtas vezes decisões a tomar em escassos segundos! É dificil de conciliar tudo na perfeição!!
 :roll:
Ja aki li sobre imparcialidade dos arbitros. Por favor!!!! Será que os arbitros foram mesmo parciais??? Com que necessidade?! Na Paintugal quem é q ali vai ganhar mais do q o respeito dos adversários?!
Mtos n ganham nada, mesmo qd jogam pela equipa vencedora, mas isso tem a ver com o caracter de cada um e da forma como joga o Jogo!  :evil:

Aos arbitros deste jogo (companheiros de armas, q abdicaram de jogar para que eu e vcs pudessemos passar um dos melhores fds de paintball q este país já viu), fizeram um EXCELENTE trabalho, aos quais deixo aqui um sincero obrigado!!
 ;)

Era só isto!
Abraços e.... venha o próximo!

Offline JRambo

• Tem uma tatoo a dizer "I love Paintugal"
« Responder #31 em: Setembro 26, 2007, 12:16:06 pm »
Ferri, deste evento sairam algumas coisas a corrigir (de resto como todos os outros). Não vou falar delas porque ainda não está tudo decidido.

Se não me engano foi a primeira vez que tivemos árbitros externos, faço uma mea culpa que fui eu que dei o briefing aos árbitros. Tentei ser o mais especifico possível, pelos vistos não chegou.

Também tenho que reconhecer que em termos de arbitragem não correu assim tão mal. Quase todos os árbitros estavam preocupados em que o jogo corresse bem e tentaram da melhor maneira aplicar as regras, podendo em alguns casos aplicá-la por excesso. Não vejo gravidade nisso, apenas um limar de arestas para que para a próxima corra melhor.

Relativamente aos 30 segundos, metade aplicou outra metade não, não tinha sido pedido, no entanto foram consistentes, ou seja, quem estava a aplicar aplicou sempre independentemente a quem. Constatei isso no terreno, estive os 2 dias no Hospital e sempre que podia, tentei sempre saber o que se estava a passar tanto de bom como de mau.

Mais que os árbitros acho que o mais importante é mesmo fazer passar a mensagem que atitudes menos próprias por parte de jogadores é bem mais grave que qualquer decisão que o árbitro tenha, o qual (árbitro) deveria só servir para o bom funcionamento da mecânica do jogo, infelizmente também têm que efectuar checks, fazer chrony e penalizar.

Em jogos Paintugal cada jogador é árbitro de si próprio, checkando se necessário o companheiro ou elemento da equipa adversária.

No final só tenho a dizer que OS JOGOS FORAM BRUTAIS!!! Para mim correu 1000000 estrelas e não dei um único tiro.

Agradeço a todos os jogadores pela presença, e pelo grande prémio que ganharam que foi nem mais nem menos que 2 dias de pura adrenalina e dores nas pernas.

Estamos no caminho certo, tal como se pode comprovar pelo número de jogadores e envolvência de todos.

Jogo lendário este...

Neste momento só tenho a dizer que... ainda faltam quase 2 meses para o próximo Mega Evento......

Obrigado

João Nabo (JRambo)
DM5

JRambo aka Nabo
"A culpa é do Nabo"

Offline Sargento

• Se rastejares como falas...
« Responder #32 em: Setembro 26, 2007, 12:17:07 pm »
eu dos arbitos tenho a relatar uma situação que aconteceu comigo, infelismente não tive opurtinidade de falar com a pessoa, mas peço aqui desculpas.
estava em foy por deitado por detras de uma elevação, vejo (só) uma mascara azul a deslocar-se, neste momento estava numa linha de alemães, de forma o que estava a minha frente era o in, mando-lhe umas bolas e e vejo uma a bater na mascara, nisto ele poe-se a esbracejar, pensei "o gajo estava fora..." quando me levanto a dizer "mete o marcador no ar!!!" não é que o gajo tinha um colete vermelho  :oops:, chamei logo outro arbito que estava perto, pedi-lhe para se abaixar para ele ver que daquele angulo não lhe via o colete, nisto o que tinha gingando tinha continuado no seu caminho, o arbito que chamei tambem me disse" bem, se ele não se impos é porque se aparcebeu, deixa estar"

posto isto tenho a dizer que pelo que li os arbitos nem eram assim tão maus como os "pintam"....
« Última modificação: Setembro 26, 2007, 12:27:11 pm por Sargento »
Grifo AKA Sargento

Offline Garrano

• Trata por tu os árbitros
« Responder #33 em: Setembro 26, 2007, 12:40:00 pm »

JRambo, aproveito aqui para te dizer o que o Predador já disse em particular e todos na Sparta concordamos, e que é o teu trabalho foi ESPETACULAR, estiveste sempre disponivel para satisfazer as duvidas do pessoal e conseguiste manter uma grande uniformidade no jogo tendo em conta a situação nova para a Paintugal que foram os árbitros contratados pouco habituados aos nosso jogos.  Dizer que foram todos maus, era ser injusto para com muitos deles, embora por vezes algumas "maçãs podres" dão mau aspecto ao cesto.  E a zona que o Ferri mais percorreu tinha lá uma figura intratável que para além de parecer estar a fazer um frete, respondia sempre aos berros e com má vontade mesmo nas situações mais calmas e quando tentavamos dialogar com ele parecia que estava a falar com putos (e nem com putos se fala assim), ou como se fossemos todos criminosos à espera da mais pequena opurtunidade para prevaricar.  Acho que a situação afectou alguns deles e a couraça que adoptaram foi tentar ser autoritários e por vezes essa autoridade roçava a arrogância, principalmente quando confrontados com dúvidas objectivas às quais não sabiam muito bem como dar resposta.
Mas como já aqui relataram, encontrei outros casos em que consegui manter o diálogo, explicar stuações e ver outras explicadas.
Como já foi dito, esta situação é nova e a Paintugal como "máquina" em constante evolução já está a tratar disso :D ;) :D.

Muitos Parabéns Nabo!
Paintball Recrativo para todos.

www.sparta.com.pt

Offline woly

• Já consegue que os outros o sigam
  • **
  • VemMorrerConnosco.com
« Responder #34 em: Setembro 26, 2007, 01:08:37 pm »
Bem people, eu tenho estado a ler atentamente todas as opiniões e concordo com (quase) tudo. No entanto e sem querer ofender ou atacar alguém, a função de arbitragem é sobretudo uma função com dois propósitos elementares: ISENÇÃO e IMPARCIALIDADE.
Ora analisando todos os casos aqui expostos, notamos que de uma maneira ou de outra resumem-se a erros de julgamento quer do árbitro, quer do jogador (eu incluído), o que se permite e compreende porque errar é humano e todos sabemos o que custa correr que nem um louco em condições fatigantes (árbitro e jogador), estar atento a todo o desenrolar de múltiplas acções, opiniões e pontos de vista (árbitro e jogador) e ainda manter o controlo nas nossas próprias emoções no fervor da "batalha"  :D
Agora o que não compreendo e não aceito é falta de imparcialidade! Quando um juiz de jogo diz que determinada acção é passível de penalização, eu terei de a aceitar quer me custe ou não, se a decisão for IMPARCIAL e praticada com qualquer outro jogador da minha equipa ou equipa contrária. Então vejamos:
Todos os membros da equipa VMC se encontram colocados a proteger uma tentativa alemã de conquistar "Foy" (no sábado). Um juiz de jogo (árbitro) de colete vermelho aproxima-se aleatoriamente dos nossos elementos e começa a efectuar uma fiscalização de chrony (o que concordamos plenamente). Um deles possuía o marcador com 287 PSI, o que seria normal tendo em conta as diferenças de temperatura e/ou troca de bola, levando o juiz a decidir por uma penalização ao jogador.
Em primeiro lugar penso que se poderiam repensar as penalizações porque 7 PSI não me parece uma atitude premeditada do jogador mas sim uma variação, mas passando ao que interessa, depois do juiz ter efectuado a fiscalização a todos os jogadores na área (de várias equipas), faltava um outro jogador que desconheço e que pssuía o marcador a (quase) 300 PSI. Ora o que pensei foi que o juiz lhe "puxaria as orelhas" com um grande raspanete e o penalizasse mas... incrivelmente,... NÃO!    Limitou-se simplesmente a murmurar-lhe baixinho que fosse directamente ao hospital e resolvesse a situação. Pela conversa apercebi-me que seriam "conhecidos" e o problema foi não terem reparado que eu tinha assistido a tudo e estava apenas a alguns metros atrás de toda a situação.

Resumindo e sem querer dar seca, o problema dos juízes de jogo já vem de longa data e existe em todos os desportos mas compreendem-se algumas decisões tendo em conta os factores envolvidos, agora por favor sejam IMPARCIAIS. Isso sim, é importante.

Já agora, um OBRIGADO mt especial a um juiz de jogo (que não faço a mínima de quem seja) mas que foi EXCELENTE e IMPARCIAL quando no domingo os aliados esperavam a chegada do engenheiro para colocar o míssil e eu tentava via rádio encontrar um e levei 6 tiros nas pernas à queima roupa de um companheiro que tocou sem querer com o polegar no marcador e enquanto um juiz me criou enormes atritos e quase me empurrou em direcção ao hospital alegando que os 30 seg já tinham passado enquanto avaliávamos a situação, esse outro, mostrando IMPARCIALIDADE, pediu calma ao colega e me deu mais alguns segundos para chamar um médico que se encontrava a 10 metros de mim.

Obrigado a todos.
Um abraço de toda a equipa do "Vem Morrer Connosco!"

"Check Six!..."

Offline rikum

• A força é tanta que enche a botija com a boca
« Responder #35 em: Setembro 26, 2007, 02:39:48 pm »
3 pontos para a Paintugal!  :wink:
« Última modificação: Setembro 26, 2007, 02:47:51 pm por rikum »

Sócio #139
SP-8
GLÓRIA OU TINTA!

www.npa-amarante.com

Offline ferri

• General Falcon
« Responder #36 em: Setembro 26, 2007, 03:47:35 pm »

JRambo, aproveito aqui para te dizer o que o Predador já disse em particular e todos na Sparta concordamos, e que é o teu trabalho foi ESPETACULAR, estiveste sempre disponivel para satisfazer as duvidas do pessoal e conseguiste manter uma grande uniformidade no jogo tendo em conta a situação nova para a Paintugal que foram os árbitros contratados pouco habituados aos nosso jogos.  Dizer que foram todos maus, era ser injusto para com muitos deles, embora por vezes algumas "maçãs podres" dão mau aspecto ao cesto.  E a zona que o Ferri mais percorreu tinha lá uma figura intratável que para além de parecer estar a fazer um frete, respondia sempre aos berros e com má vontade mesmo nas situações mais calmas e quando tentavamos dialogar com ele parecia que estava a falar com putos (e nem com putos se fala assim), ou como se fossemos todos criminosos à espera da mais pequena opurtunidade para prevaricar.  Acho que a situação afectou alguns deles e a couraça que adoptaram foi tentar ser autoritários e por vezes essa autoridade roçava a arrogância, principalmente quando confrontados com dúvidas objectivas às quais não sabiam muito bem como dar resposta.
Mas como já aqui relataram, encontrei outros casos em que consegui manter o diálogo, explicar stuações e ver outras explicadas.
Como já foi dito, esta situação é nova e a Paintugal como "máquina" em constante evolução já está a tratar disso :D ;) :D.

vai la alguem entender?!....
Paintugal vai ultrapassar mesmo tudo, sao dias, sao situaçoes....
JRambo tens muita razao....
Vamos ajudar, para a Paintugal ser mais perfeita.... :wink:

Muitos Parabéns Nabo!

Offline Moreninha-G8

• G8 - Paintball Team
  • Ainda não sabe apontar
« Responder #37 em: Setembro 26, 2007, 09:05:43 pm »

tendo em conta a situação nova para a Paintugal que foram os árbitros contratados pouco habituados aos nosso jogos.  Dizer que foram todos maus, era ser injusto para com muitos deles, embora por vezes algumas "maçãs podres" dão mau aspecto ao cesto.  E a zona que o Ferri mais percorreu tinha lá uma figura intratável que para além de parecer estar a fazer um frete, respondia sempre aos berros e com má vontade mesmo nas situações mais calmas e quando tentavamos dialogar com ele parecia que estava a falar com putos (e nem com putos se fala assim), ou como se fossemos todos criminosos à espera da mais pequena opurtunidade para prevaricar.  Acho que a situação afectou alguns deles e a couraça que adoptaram foi tentar ser autoritários e por vezes essa autoridade roçava a arrogância, principalmente quando confrontados com dúvidas objectivas às quais não sabiam muito bem como dar resposta.

Sinceramente não consigo perceber qual o teu problema com os arbitros daqui nada dizes que foram eles que te fizeram perder o jogo acho que o assunto já ta muito batido muito falado e por mais que escrevas aqui a falar dos arbitros não é isso que te dá a vitoria, acho que o objectivo foi conseguido que todos ou grande parte se diverti-se mas se insistes em continuar a falar o que se há-de fazer todos lá estiveram todos viram, podemos não ter muita experiência a arbitrar mas não somos burros e nem por falta dessa inexpriência deixamos de ser imparciais agora se quiseres continuar a falar é lá ctg ja que as acções ficam com quem as pratica, posto isto so posso desejar a todos os paintbalers muita tinta com mt estilo e claro o fair-play que n pode faltar :)

Offline Toze

• Mais rápido que a sombra
« Responder #38 em: Setembro 26, 2007, 09:12:13 pm »
Muito aqui falaram sobre os arbitros, que alguns refilaram e que outros falaram menos bem.
Pois eu digo que eles se portaram bem, no chrony nao deixaram passar ninguem acima dos 280 como tava nas regras, eu ate tive que baixar quando o meu estava a 278 e fi-lo porque tambem achei melhor.
Dentro de campo sempre que perguntei o tempo eles responderam-me se bem que alguns nao responderam porque nao tinham o cronometro e estavam apenas a fazer com que as missoes fossem feitas "legalmente", o arbitro que acompanhou o tanque no sabado ja devia tar farto de mim visto que eu tava sempre a perguntar quanto tempo faltava para poder ginjar o Sturm outra vez  :mrgreen: .
Fizeram me o chrony uma vez e deu abaixo de 280 e continuei a jogar.
Checkaram quando pedi e responderam-me quando perguntei o que preciso fazer para por a bandeira do nosso lado.
Resumindo:
Apesar de tudo o que disseram acho que os arbitros fizeram um bom trabalho.

PS- Nao cheguei a dizer isto no meu rescaldo mas digo agora: Pessoal....no fim dos jogos nao façam o que fazem sempre, começarem a despejar o VL no primeiro gajo que vêm so porque o jogo acabou..... :roll:
Pedro "toze" Borba.

Offline JRambo

• Tem uma tatoo a dizer "I love Paintugal"
« Responder #39 em: Setembro 26, 2007, 09:20:21 pm »
Bem vinda Claudia!

Vocês fizeram parte do primeiro grupo de árbitros externos à Paintugal, e tal como já frisei, agradeço-vos o empenho!

O Sr. árbitro do tanque é que deve ter curtido milhões!!!!! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
DM5

JRambo aka Nabo
"A culpa é do Nabo"

Offline Sargento

« Responder #40 em: Setembro 26, 2007, 09:47:47 pm »
posto isto so posso desejar a todos os paintbalers muita tinta com mt estilo e claro o fair-play que n pode faltar :)[/size]

ámen!!!!
Grifo AKA Sargento

Offline Garrano

« Responder #41 em: Setembro 27, 2007, 12:30:48 am »

Cara Moreninha G-8,

não percebi bem se estavas a falar comigo, com o Ferri, ou com os dois, ele tem a opinião dele e eu a minha, eu sei como me senti, e nunca disse que foi por causa dos árbitros que os vermelhos perderam, e nunca chamei ninguém de burro, apenas referi a forma como alguns (mais concretamente 2) se dirigiram a mim, compreendo  a tua atitude de os defender por serem da tua equipa, agora se alguém da minha equipa agir mal, podes crer que os primeiros a criticá-los são os outros.  Lamento que vejas isto como um ataque aos G8, que eu mal conheço, volto a insistir que pelos restantes fui bem tratado.
Poucos são os que na Paintugal podem dizer que têm muita experiência a arbitrar (e eu sou um deles), mas felizmente muitos são aqueles com que se pode dialogar e isso é algo que se alguma vez deixar de existir aqui, então está na hora de eu sair.  Espero que não vejas nestas minhas palavras nenhuma forma de ofensa e se tiveres mais alguma coisa para dizer por mim estás à vontade e serei todo ouvidos/olhos.
Paintball Recrativo para todos.

www.sparta.com.pt

Offline ferri

• General Falcon
« Responder #42 em: Setembro 27, 2007, 05:59:54 am »

tendo em conta a situação nova para a Paintugal que foram os árbitros contratados pouco habituados aos nosso jogos.  Dizer que foram todos maus, era ser injusto para com muitos deles, embora por vezes algumas "maçãs podres" dão mau aspecto ao cesto.  E a zona que o Ferri mais percorreu tinha lá uma figura intratável que para além de parecer estar a fazer um frete, respondia sempre aos berros e com má vontade mesmo nas situações mais calmas e quando tentavamos dialogar com ele parecia que estava a falar com putos (e nem com putos se fala assim), ou como se fossemos todos criminosos à espera da mais pequena opurtunidade para prevaricar.  Acho que a situação afectou alguns deles e a couraça que adoptaram foi tentar ser autoritários e por vezes essa autoridade roçava a arrogância, principalmente quando confrontados com dúvidas objectivas às quais não sabiam muito bem como dar resposta.

Sinceramente não consigo perceber qual o teu problema com os arbitros daqui nada dizes que foram eles que te fizeram perder o jogo acho que o assunto já ta muito batido muito falado e por mais que escrevas aqui a falar dos arbitros não é isso que te dá a vitoria, acho que o objectivo foi conseguido que todos ou grande parte se diverti-se mas se insistes em continuar a falar o que se há-de fazer todos lá estiveram todos viram, podemos não ter muita experiência a arbitrar mas não somos burros e nem por falta dessa inexpriência deixamos de ser imparciais agora se quiseres continuar a falar é lá ctg ja que as acções ficam com quem as pratica, posto isto so posso desejar a todos os paintbalers muita tinta com mt estilo e claro o fair-play que n pode faltar :)

Moreninha...

Faxo das palavras do Garrano as minhas, so tenho a dizer mais umas coisas.
Sempre mencionei que nao sabia se o arbitro era da G8 ou não.
Dei os parabens aos voluntarios para arbitros que tb inclui a G8.
Dei os parabens aos vencedores "Aliados".
So eu o unico a falar dos arbitros?! Sera que o erro foi meu?
Não te vi no terreno de jogo, so te vi no crony, mas sobre arbitros mal humorados, ate os verdes falam....é so uma questao de leres os Posts e os topicos todos aki no site e ai vais chegar a uma conclusao.
Tenho muito gosto em conhecer a G8, conviver, participar e com o devido respeito que tenho por todos.
Errar é humano....admitir é muito bom.
Bem vinda ao site da Paintugal...
« Última modificação: Setembro 27, 2007, 06:02:13 am por ferri »

Offline Marco_Santos

• Capitão da Equipa Blackops
  • Antes morrer livres do que em paz sujeitos
« Responder #43 em: Setembro 27, 2007, 07:44:08 am »
Muito se pode dizer de quem arbitra, mas a verdade é que quem deixa de jogar para que outros o possam fazer merece sempre elogios!... Mesmo quando erram!...

Os erros são normais e comuns, quem não erra? O que correu mal, cabe a quem organiza e fique encarregue de preparar a arbitragem de melhor esclarecer e preparar essas pessoas para fazerem o seu papel em campo a fim de evitar repetir os erros do passado!...

Uma nota que foi mencionada aqui e poucos devem ter reparado é que havia 15 arbitros, ora isto dá 1 para cada 25 jogadores! Para alem de todas as outras funções que tinham a seu cargo, não é fácil controlar tanta gente, ainda por cima numa area vasta!... A verdade é que num campo de speedball (competição) pode ter 5 arbitros para 5 jogadores e mesmo assim passar algo despercebido, por que no mato seria diferente?!...

Eu já arbitrei vários Eventos de mato e jogos de competição, muito por culpa de organizar muitos deles, sei o quão dificil é, também percebo como é complicado para certos jogadores entender as instruções ou atitudes dos arbitros no calor do momento com a adrenalina a correr, é que o que é cebolas na hora parece batatas para o mesmo e a confusão está garantida!

Os erros são comuns a todos, afinal somos só humanos! A atitude e forma de lidar com os jogadores, cada um tem o seu feitio, não podendo agradar a todos, claro que como e bem foi postado no meio de todos à sempre uma maça podre, tal como as há no meio dos jogadores!... Importante de referir que no mato o fair-play e a arbitragem perfeita parte do proprio jogador que se for correcto e honesto dispensa as intervenções dos arbitros, pois existem jogadores que conseguem atingir esse estatuto e se for a ver são praticamente nunca checkados, controlados ou não têm interação com os arbitros libertando-os para tomar conta dos outros, se todos fossem assim, não seria necessário arbitros, mas infelizmente a realidade não é essa!

Há que ao invés de só apontar defeitos, pedir e fazer força para que a Paintugal leve em conta os erros para os proximos Eventos e arranje forma de os corrigir, posso dizer que no que toca a arbitros nos por ca tentamos sempre dar o maximo de formação a quem o faz de forma a terem não só a preocupação de aplicar as regras como estas são sem interpretações ou invenções e sempre com o mesmo tipo de atitude para com todos!...

Não estive no aniversario, bem o queria, mas a distancia e o trabalho não o permitiram, espero estar ai no ano que vem.

Peço a todos que reflitam no seguinte:

"O paintball recreativo gira em volta dos jogadores, o importante é o convivio, camaradagem, não existem vencidos, somente vencedores, desde que sejamos todos honestos e correctos!"

Marco Santos

Nucleo da Paintugal da Ilha Terceira
Capitão da Equipa Blackops - Born to Paint Paintball Team
BLACKOPS PAINTBALL TEAM - BORN TO PAINT
ECLIPSE EGO 05 BLACK
WWW:BLACKOPS.COM.PT

Offline Alex

• [GJLP]
« Responder #44 em: Setembro 27, 2007, 01:59:25 pm »

Moreninha...

Não te vi no terreno de jogo, so te vi no crony, mas sobre arbitros mal humorados, ate os verdes falam....

Ela esteve sempre no hospital de campanha =)
E das 7 ou 8 vezes que lá fui durante as 6h de jogo (mt gostam de acertar em mascaras azuis =P), foi sempre simpática e prestável =)

Não tive nenhuma má experiência pessoal com os árbitros, apenas ouvi relatos.
Por isso desconfio que já é mais pontos que conto =)

É verdade que ainda faltam 2 meses para o próximo???  :cry:

alt text